20
Sun, Aug

DE CUIABÁ, GRUPO FLOR RIBEIRINHA SE TORNA CAMPEÃO MUNDIAL DE FOLCLORE NA TURQUIA

Entretenimento
Typography

Com o espetáculo "Mato Grosso Dançando o Brasil", o grupo Flor Ribeirinha, de Cuiabá, se sagrou campeão no Festival Internacional de Arte e Cultura, na Turquia (18°Festival Buyukçekmece). O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo Francisco Vuolo neste sábado (5) em sua página do Facebook. O grupo completa 24 anos de existência em 15 de setembro. Ele foi idealizado e é comandado por dona Domingas Leonor

No post, Vuolo parabeniza a comunidade ribeirinha do São Gonçalo Beira Rio que levou o Siriri e a história da tradição mato-grossense o mundo. "Uma linda história e exemplo de determinação, crença e vontade de vencer que, com certeza, servirá como referência para quem acredita nas tradições tricentenária do povo Cuiabano", ressalta o secretário.

O grupo apresentou também o Boi Bumbá, uma manifestação nascida em Parintins, que mostra a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso. A representação foi feita por meio de uma celebração indígena, com a presença dos bois, da sinhazinha da fazenda, a rainha do folclore cunhã poranga e o pajé. No final do espetáculo, o grupo dançou no ritmo do samba, oriundo do Rio de Janeiro, considerado uma das principais manifestações culturais brasileira.

Antes de embarcar para Instambul, a fundadora e presidente do Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, frisou que a viagem à Turquia está sendo possível devido à atuação no Festival de Cheonan World Dance, na Coreia do Sul, onde o grupo conquistou o vice-campeonato mundial. Como resultado da premiação, foi selecionado para o Festival da Turquia.

O festival começou em 26 de julho e segue até terça (8) e conta com a participação de 97 grupos de vários países. 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Publicidades

Cadastre seu e-mail!